terça-feira, 7 de setembro de 2010

SCHEHERAZADE

SCHEHERAZADE- O BAILADO EXOTICO E SENSUAL

Scheherazade é um drama coreográfico em um ato, constituído sobre o poema sinfônico de Rimsky-Korsakov. O bailado foi dançado pela primeira vez na Opera de Paris, em 4 de junho de 1910, com coreografia de Michel Fokine e cenários e figurinos de Leon Bakst, tendo como principais intérpretes Ida Rubinstein, Vaslav Nijinsky e Enrico Cecchetti.
A originalidade do tema do bailado chamou, de imediato, a atenção de um enorme público. Na ausência do xá, as mulheres conseguem a permissão do chefe eunuco para a aproximação dos escravos masculinos.
No auge da orgia, volta o xá. Inconformado com o que vê, ordena a morte de todos, preservando apenas Zobeida, sua favorita. Ela, em estado de total desespero, se suicida.
Scheherazade foi o primeiro balé exótico montado no mundo, e constitui-se na sensação da época, principalmente pelos deslumbrantes cenários e figurinos assinados por Bakst. Todas as tentativas posteriores de remontagem de Scheherazade não passaram de pálidas reproduções do que foi o espetáculo de Fokine.

Fonte: ACHAR, Dalal. Balé: uma arte; RJ: Ediouro, 1998: il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário