segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Giselle

GISELLE
Apresentado pela primeira vez em Paris no Theatre de L’Academie Royale de Musique, a 28 de junho de 1841, Giselle é o ballet mais antigo do repertorio clássico e tem sido encenado sem interrupção desde a sua criação. Sua historia, contudo, não indicava que seria uma obra duradoura. Giselle subsistiu por ser a mais pura expressão do período romântico, alem de representar o maior de todos os testes para a vallerina. Ate hoje, o sonho de todas as bailarinas é viver o papel de Giselle.
Libreto de Vernoy Sant-Georges, Théophile Gautier e Jean-Coralli, música de Adolphe Adam, cenários de Cicero, coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot, Giselle foi baseado na lenda das Willis, donzelas que morrem antes do dia do casamento mas sua paixão pela dança faz com quem saiam a noite vestidas de noiva para dançar ate o esgotamento.
Na descrição da lenda feita por Heine em De l’Allemagne, Gautier viu excelente tema: um bailado romântico com lindas mulheres, véus brancos e luar germânico. Bailado em dois atos, Giselle conta em seus atos a historia de uma camponesa apaixonada pelo fidalgo Albrecht disfarçado de camponês apaixonado por Giselle que não é correspondido -, a espada e o manto de Albrecht, provas da sua origem nobre e, alem disso, tomando conhecimento de que ele é comprometido, seu coração se enche de dor e ela chega à loucura. Giselle coloca a mão de Albrecht sobre o coração, depois segura a espada e tenta enterrá-la no peito. Busco alivio na dança, sua paixão, da alguns passos e morre.
No II ato, Giselle transforma-se numa willi e vê Albrecht aproximar-se do seu tumulo. Ele tenta chegar mais perto mas a Willis não permitem. Cercam primeiro Hilarion até jogá-lo na água. Giselle pede que não se acerquem de Albrecht mas a rainha das Willis, Myrtha, ordena que Giselle o enfeitice. Ela tenta protegê-lo e começa a dança, Albrecht, fascinado, se aproxima de Giselle e as Willis envolvem os apaixonados- e obrigam Albrecht a dançar a exaustidao.
Giselle procura ajudá-lo e ele é salvo com o amanhecer pois as Willis tem de voltar aos seus túmulos.
Giselle desaparece com elas. Albrecht fica sozinha em cena.
As principais intérpretes de Giselle foram Carlota Grisi (para quem foi criado o papel), Lucien Pepita (como Albrecht) e Adele Dumilatre vivendo Myrtha.
A figura masculina também tem grande importância neste bailado, não sendo introduzida, como em vários outros balés, apenas para servir de elemento de apoio das bailarinas. Nijinskyy teve um grande desempenho como Albrecht, e sua participação em Giselle lhe valeu a consagração. Também tiveram excepcionais desempenhos técnico-dramaticos, Serge Lifar, Erik Bruhn e Rudolf Nureyev. Em suas grandes interpretes dos últimos vinte anos temos Ulanova, Markova, Chauviré, Fonteyn, Alonso e Makarova.

Fonte: ACHAR, Dalal. Balé: uma arte; RJ: Ediouro, 1998: il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário