sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O LAGO DOS CISNES

O LAGO DOS CISNES – O GRANDE CLASSICO DE ESTILO LÍRICO-ROMANTICO

O Lago dos Cisnes foi apresentado pela primeira vez no Teatro Bolshol, em Moscou, em 20 de fevereiro de 1877, e constitui-se num grande fracasso. Com um prólogo e três atos teve musica de Tchaikovsky, cenários de Shanginki, Vaits e Groppius e coreografia de Julius Resinger. Na época, a musica foi considerada demasiado sinfônica para o teatro. Só depois da morte de Tchaikowsky, a obra teve êxito. Foi levada pela primeira vez integralmente em quatro anos, no Teatro Maryinsky, de São Petersburgo a 15 de janeiro de 1985 com nova coreografia de Marius Petipa e Ley Ivanov, e cenário de Botcharov e Levogt.
A dança e a mímica são a essência de o Lago dos Cisnes. O Ato I se se passa num parque com um castelo ao fundo. O Príncipe Siegfried da uma festa para comemorar sua maioridade. Moças e rapazes da aldeia chegam para cumprimentar seu senhor. Dançam animadamente. A princesa, mãe do aniversariante, chega seguida por seu séquito, reprova as companhias do filho e lembra que terá de escolher uma esposa no próximo baile. O Ato II tem como ambientação as margens de um lago. Ao longe, se vê uma capela arruinada. É meia-noite. Um grupo de cisnes liberados pelo que tem a cabeça coroada desliza no lago. Ao chegaram às margens, transforma-se em lindas mulheres. O príncipe vê os cisnes e chama e chama os companheiros para uma caçada. Mas os cisnes-mulheres e sua rainha Odete pedem que não faça isso. Explicam que foram encantadas pelo feiticeiro Rothbart e que só a meia-noite tomam por curto tempo a forma humana. Siegfried se apaixona por Odete e vai abraçá-la quando Rothbart se aproxima. Assustados se afastam, mas o príncipe tem tempo. Assustados se afastam, mas o príncipe tem tempo de convidar Odete para ir ao baile em que deverá escolher sua noiva. Jura que ele será a eleita. Ela, entretanto, só poderá ir se seu feitiço for quebrado. Amanhece e moças voltam a se transformar em cisnes.
No Ato III chegam os convidados e se fazem considerações sobre a provável noiva. Um dos convivas fartamente anunciado é o mágico Rothbart, acompanhado da filha Odile, que está com uma roupa de cisne negro, a quem faz tornar a aparência de Odete. Siegfried, iludido pela semelhança, anuncia que escolheu aquela moça para sua esposa. O feiticeiro, exultante com a quebra do juramento do príncipe, foge com a filha. Ao perceber seu erro, Siegfried corre a procura de Odile. No último ato (Ato IV), Odete chega desesperada. Ela assistiu a tudo de uma janela do castelo. Quando vê o príncipe, não fala com ele ate que finalmente, depois, tudo fica explicado. Eles dançam juntos e felizes mas Rothbart provoca uma grande tempestade e o príncipe salva Odete levando-a para o alvo de uma colina vizinha. Ele anuncia sua decisão de morrer com ela e, neste momento, é quebrado o encanto. Acaba a tempestade ao mesmo tempo em que amanheceu. As mulheres-cisnes conservam suas figuras humanas para sempre, livres do encanto.
A parte mais conhecida e mais montada de O Lago d os Cisnes é o Ato II, por sua estrutura que permite ser levado separadamente, como ballet Blanc. Do ponto de vista coreográfico, esse ato II é admirável, triunfando o adágio, o pás-de-deux entre Odete e Siegfried- de um liirismo comovedor-, e as variações de Odete que são as partes mais celebres deste balé. Depois de Legnani, a criadora do papel de Odete, as maiores intérpretes foram: Pavlova, Karsavina, Kchessinska, Preobrajenska, Spessivtzeva e, mais próximo de nos, Markova, Fonteyn, Chauviré, Danilova, Vyroubova, Ulanova, Plissetskava e Makarova.





Fonte: ACHAR, Dalal. Balé: uma arte; RJ: Ediouro, 1998: il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário