sábado, 26 de junho de 2010

PARTE II

Como uma hipótese inicial, acredito que a obra dos dois artistas irá caracterizar-se pela geometrização das estruturas.
Nesta ótica, como o Cubismo caracteriza-se pela decomposição e geometrização das formas, a investigação busca verificar e esclarecer se os dois artistas se basearam nos mesmos princípios para desenvolver suas respectivas técnicas. Foi neste entendimento que formulei as seguintes questões de pesquisa:
 Qual o contexto histórico do inicio do século XX?
 O que foi o Movimento Cubista?
 O que foi o Sistema Labanotation?
 Que relações existem entre Picasso, Laban e as pesquisas de ambos?
As respostas para estas questões perpassam toda a investigação e estão diluídas ao longo dos cinco capítulos.
No primeiro e presente capítulo, intitulado Reflexões Iniciais, introduzo o tema da pesquisa e faço uma justificativa a respeito de onde surgiu a idéia inicial da investigação. Também constam neste capítulo, a metodologia, o objetivo, a hipótese, o problema, as questões de pesquisa e os principais teóricos nos quais embasei o estudo.
No segundo capítulo, intitulado Pablo Picasso e o Estilo Cubista, refiro-me aos dados biográficos de Picasso, das suas fontes de inspiração, das Fases Azul, Rosa e Negra, ao Cubismo e suas fases como o Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético. Refiro-me também à obra Guernica, uma das mais conhecidas do século XX.
No terceiro capítulo, intitulado Rudolf Von Laban e o Labanotation, procuro fazer uma explanação sobre os processos criativos, as teorias e o sistema desenvolvido por Laban, denominado Labanotation.
O quarto capítulo, intitulado Uma Reflexão sobre as Similaridades entre Laban e Picasso, é o mais significativo desta investigação. Nestes capítulo busco discutir as similaridades e intersecções existentes nas pesquisas e experiências estéticas de Laban e Picasso, relacionando-os ao contexto histórico vivido pelos dois artistas.
No quinto e último capítulo, intitulado Reflexões Finais, faço algumas considerações sobre Laban e Picasso, as quais contribuíram para lançar as sementes e as bases das vanguardas artísticas e cuja obra foi um reflexo dos ideais de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário