sexta-feira, 25 de junho de 2010

introduçao a textos posteriores

contextualizando o MOVIMENTO cubisTA DESENVOLVIDO POR picasso e o SISTEMA LABANOTATION DESENVOLVIDO POR LABAN: uma introdução

Juliana de Andrade Ramirez Farias

Dra. Maria Aparecida Santana Camargo

Com a presente investigação objetivou-se discutir as inter-relações, similaridades e pontos de contato existentes nas pesquisas e experiências estéticas de Rudolf Von Laban e Pablo Picasso, relacionando-os ao contexto histórico vivido pelos dois artistas. Para realizar tal intento, fez-se uma análise a partir dos dados coletados sobre a vida, a obra, os processos criativos e os fatos históricos ocorridos na trajetória de cada artista. O estudo é de natureza qualitativa e baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de abordagem interdisciplinar, pois para a sua realização buscou-se subsídios teóricos na História, na Dança, nas Artes Visuais e nas Artes Cênicas, entre outros. Constatou-se que os acontecimentos políticos e estéticos ocorridos no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, no qual ocorreram muitas rupturas e mudanças de paradigmas, fizeram o pano de fundo que inspirou a obra dos dois artistas, os quais contribuíram para lançar as sementes e as bases das vanguardas artísticas. Deduziu-se que, além de terem sido influenciados pela estética africana, a qual ia contra as regras clássicas estabelecidas, a obra de Picasso e Laban, foi um reflexo e um espelho dos ideais e do espírito de seu tempo.

Palavras-chaves: Dança; Pintura; Estética; Paradigmas; História.

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