sábado, 26 de junho de 2010

PARTE I

Durante meus estudos acadêmicos, ao procurar fazer uma relação da dança moderna com a pintura, foi que surgiu meu interesse pelo Cubismo, assunto que perpassa toda a investigação. No entender de Strickland (2002, p. 138):

Um dos principais pontos de mutação da arte do século XX, o Cubismo durou como forma pura de 1908 a 1914. O estilo recebeu esse nome a partir do desdém de Matisse ao ver uma paisagem de Georges Braque como nada além de “cubinhos”. Embora os quatro “verdadeiros” cubistas – Picasso, Braque, Gris e Léger – quebrassem os objetos em pedaços que não eram propriamente cubos, o nome pegou.
A presente investigação tem como objetivo discutir as interrelações e similaridades existentes entre as pesquisas e experiências estéticas de Pablo Picasso e Rudolf Von Laban, relacionando-as ao contexto histórico vivido pelos dois modernistas
Os subsídios teóricos foram embasados em vários estudiosos, historiadores e críticos, dentre os quais estão Roger Garaudy, Herbert Read, Ciane Fernandes e Carol Strickland, visando investigar o seguinte problema:
Qual a relação entre o Movimento Cubista desenvolvido por Pablo Picasso e o trabalho desenvolvido por Rudolf Von Laban?

Nenhum comentário:

Postar um comentário