quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Plano de aula

Plano de aula simples...


2)Inicia-se com a percepção corporal, onde exige muita concentração do aluno para poder executar o movimento ou melhor para compreender e realizar de maneira que não utilize tanto esforço e com isso ajuda a conhecer melhor seu corpo( seus anseios, suas limitações, sua re-organização), para aquecer suas articulações (O aquecimento faz com que a temperatura corporal aumente, o que por conseqüência aumenta a força muscular. Ele também otimiza a coordenação neuromuscular, em cada grau corporal aumentado, o metabolismo celular aumenta e isso resulta em uma liberação mais rápida de oxigênio do sangue para os músculos) e também para fortalecimento muscular. A barra serve como apoio para a realização dos exercícios que são elaborados (geralmente) nesta ordem:
- aquecimento frente a barra.
-demi e gran-plié.
-petit battement tendu.
-petit battement jeté.
-rond de jambe par terre.
-battement fondu.
-petit battement frappé.
-adágio.
-gran battement.
CENTRO
-port de bras - adágio
-battement tendus – valsa
-piruetas
-pequenos saltos e grandes saltos
-reference
Logo é realizado um alongamento mais intenso para ajudar a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade. E para finalizar é feito um relaxamento no qual este auxilia nos estados de estresse, tensão muscular, ou ainda como meio revigorante que atua beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional.
Obs.: quando tiver executando o exercício na barra e a musculatura tiver tensa sempre se faz um alongamento para relaxar as tensões mas algo bem breve para não interferir no desenvolvimento da barra.






4) Aquecimento: O aquecimento sempre é relativo aos exercícios que serão executados em aula. Será necessário um aquecimento preliminar nas articulações dos pés e pernas. O aquecimento da ligação do fêmur com a bacia será de grande ajuda para um melhor trabalho de en dehor.Também é aconselhável aquecer as outras articulações do corpo, principalmente a coluna, com movimentos no sentido de alongar a musculatura..
A dinâmica característica de cada passo deve sempre ser observada e o cuidado com a musicalidade também. O aluno precisa acostumar-se a ouvir a música entendendo-a e utilizar-se dela para que a execução dos passos não seja simplesmente uma ginástica com fundo musical.
O professor deve lembrar-se que os alunos são diferentes entre si, e que cada físico necessita de uma atenção individual, e não são todos sujeitos as normas rígidas. Devemos ensinar aos alunos sobre o seu físico e como trabalhá-los.A postura correta deve tornar-se uma ação reflexa.De todas as maneiras os alunos devem ser capazes de dizer aos seus corpos o que fazer. O trabalho com o corpo gera a consciência corporal. O aluno
questiona-se e começa a compreender o que passa consigo e ao seu redor,
torna-se mais espontâneo e expressa seus desejos de modo mais natural
A educação deve integrar corpo e mente, ensinando a pensar em
termos de movimento para dominá-los, e não apenas se preocupar com o
domínio da escrita, do raciocínio lógico-abstrato e da linguagem.
As práticas são feitas para reduzir e eliminar esforços difusos que criam tensões excessivas no movimento e distorcem a sensibilidade e diminuem o poder de discriminação.

Prática

Envolve o corpo todo e suas atividades básicas: deitar, sentar, ficar de pé.

A ênfase é dada na organização entre os órgãos de pensamento, sensação e controle para realizar uma ação coordenada, contínua, suave

Objetivo geral:

Explorar a estabilidade física.

Objetivos parciais:

Examinar e esclarecer os conceitos usados para julgar o que é uma boa postura.

Fazer movimentos de balanço em diferentes posições - dar preferência as posições de pé e sentada

Prestar atenção ao movimento de diferentes partes do corpo.

Observar a conexão entre o movimento de diferentes partes do corpo e a respiração

Fazer o praticante verificar qual a quantidade de esforço que sente em diferentes partes do corpo: focar a atenção nos tornozelos.

Solicitar uma reflexão sobre aspectos positivos e negativos dos hábitos de movimento

Faixa etária: 12 a 15 anos
Música: instrumental,

6) A dança Clássica é o resultado da aplicação de um método invariável e único, decorrentes de regras fixas e previamente estabelecidas. Esse estilo de dança nasceu nas cortes, em que a harmonia das linhas cria uma beleza formal a qual parte a figura humana esvoaçada. Se dança por amor ao movimento em si, sem a necessidade de que este seja um meio expressivo.
A disciplina de Dança Clássica é muito importante para o aperfeiçoamento tanto teórico quanto prático, Através da Educação Somática resgatamos e desenvolvemos todas as possibilidades humanas (corpo e psique). E se tornarmos consciente do meio para organizar podemos ocasionalmente discernir o estimulo que a desencadeia. Transformar o movimento mais orgânico. A importância de executar a movimentação que é realizada na barra próximo ao solo para que o corpo registre e sinta a diferença. A barra é uma preparação para o centro, por isso é a parte da aula que dará o suporte necessário para a execução correta dos passos. Daí a importância do planejamento de aula antecipado pelo professor. É incoerente um processo de barra com músicas e movimentos lentos se depois, no centro, forem trabalhados allegros e pequenos saltos. Ou o oposto, uma barra rápida e dinâmica para depois trabalharmos adágios. Com essa consciência corporal o aluno só tem a ganhar pena que é oferecido apenas dois semestres de Dança Clássica esta disciplina deveria ser oferecida em todos os semestres.
As questões 1,3 e 5 já foram respondidas anteriormente.

“A Arte da Dança é uma arte muito difícil. Não fique com vergonha se você comete erros, mas aproveite as correções recebidas, siga os conselhos dados e tente praticá-los e imprimi-los na sua mente. Aprecie a beleza e nunca permita que ela se desvie dos princípios verdadeiros da sua arte.
Não permita que o sucesso temporário de alguns artistas sem qualidade. Mas que agradam a um tipo de público cego pelas suas acrobacias e pelas suas ridículas piruetas, façam com que você queira entrar por este caminho. O sucesso desses artistas que não têm valor é de curta duração. A verdade, a sinceridade e a grandeza terminarão por vencer.
Só vão durar e entrar para a história os verdadeiros e grandes artistas ” .
( Carlo Blasis )

Um comentário:

  1. Obrigada Juliana!
    Desculpa a demora em responder.
    Muito bom..adorei!

    ResponderExcluir