2 PABLO PICASSO E O ESTILO CUBISTA
Em 1881, Pablo Ruiz Picasso nasce em Málaga, na Espanha, onde seu pai era professor de desenho e diretor do Museu Municipal. O pai de Picasso sempre incentivou o filho a desenhar e pintar, guiando seus primeiros passos. As pombas e os touros foram temas constantes em seus desenhos de infância. Strikland (2002, p. 136), refere que “na adolescência ele, já dominava a arte do desenho com precisão fotográfica”.
Segundo vários historiadores e críticos de arte, nenhum artista mudou tanto o seu estilo quanto Picasso mudou, pois ele estava sempre tentando coisas novas e diferentes. Em 1900, aos dezenove anos, foi morar em Paris, sendo que, inicialmente, seus trabalhos recebem influência dos artistas famosos da época e, em 1901 realiza sua primeira exposição individual.
Para sua diversidade, a carreira de Picasso é dividida em diversas fases, sendo que passou por diversos estilos durante a sua trajetória enquanto artista. De acordo com a Enciclopédia Temática Guiness (1995), “Picasso passou por uma fase chamada Época Azul, um período melancólico do artista e a Época Rosa, um período de alegria”. De forma que cada fase da pintura de Picasso revelava seu estado de espírito.
Esta foi uma fase polemica. Os tons frios e azuis que Picasso utilizava transmitiam a dor, a tristeza, a melancolia e a desolação que caracterizou esta época de sua vida, por volta de 1901, na qual desenvolveu seu primeiro estilo próprio, pois antes disso era considerado um pintor tradicional.
Seu melhor amigo, o pintor Carlos Casagemas se suicidou e Picasso, além de sentir-se triste, machucado e sozinho, ainda enfrentada difícil situação financeira. Conforme a Enciclopédia Ilustrada do Conhecimento Essencial (1998, p. 161), “Picasso desenvolveu sua Fase Azul entre 1901 e 1904, a qual reflete a influencia de Toulousse Lautrec, tanto na cor e na forma como nos temas: os pobres e os arruinados”.
Mas a Fase Azul não durou muito e terminou quando Picasso se apaixonou por uma moça chamada Fernanda Olivier, seu primeiro grande amor. Então suas pinturas passaram a ter cor mais alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário